quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Texto da aluna Paola Dartora, turma 203.



Não há recompensa sem esforço
Futuro: palavra incerta que nos remete a atos do passado e do presente. Atos esses que geram consequências que podem mudar o percurso da vida. 
A condição social e econômica implica fatores que auxiliam para o bom desenvolvimento humano, seja ele físico ou mental. Condições básicas precárias fazem com que a saúde fique em segundo plano. A falta de alimento em casa é um dos fatores que mais levam jovens ao mundo das drogas e dos crimes. Com tanto caos, a vida parece se tornar um dilúvio, em que nada mais dá certo. Essas consequências atrapalham o estudo, que impede a qualificação profissional, que acarreta no desemprego e no desespero, fechando, assim, mais um ciclo vicioso de miséria e de desamparo.                                                                                                                          
Se não houvesse solução para este problema, estaríamos arruinados, visto que o Brasil comporta uma grande população carente. Aos que não tiveram sorte de nascer em “berço de ouro”, resta a batalha, lutar pelos seus objetivos, priorizar o estudo e saber que quem acredita sempre alcança, que será necessário conciliar estudo e trabalho, que serão madrugadas acordando antes de o sol raiar, que “falta do que fazer” se tornará uma expressão desconhecida. O relógio vai correr e será necessário correr contra ele.                                                                                  
Após toda essa batalha, o objetivo será atingido, o futuro não será mais determinado pela condição social e sim pelo desempenho obtido. Esse esforço  renderá bons frutos. Um bom emprego, um carro legal, bons cursos para uma melhor capacitação... e dinheiro. Dinheiro para colocar comida na mesa, para pagar planos de saúde, para investir na educação dos filhos e para não deixar que o ciclo da miséria se repita por mais gerações.
Paola Dartora

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Gabarito das atividades sobre Concordância Verbal e Nominal



Gramática: páginas 525 a 529.



1. Grandes escândalos são estes, mas a circunstância os faz ainda maiores.
2. C
3. C
4. É proibida a entrada de pessoas estranhas no recinto.
5. D
6. A
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
12. C
13. D
14. B
15. B
16.
a) ... percalços que enfrentariam qualquer programa de estabilização...
b) O autor supôs que o sujeito de "enfrentar" era "percalços", mas o sujeito da oração é "qualquer programa de estabilização", com o qual o verbo deveria concordar.
c) ... percalços que enfretaria qualquer programa de estabilização.
17. B
18. C
19. A
20. D
21. D
22. Em (a), o "ou" indica exclusão (só um deles é que será eleito). Em (b) o "ou" não indica exclusão, isto é, tanto o calor como o frio fazem mal.
23. A
24. A
25. E
26. E
27. D
28. B
29. C
30. A
31. C
32. C